Balan A De Corrente
Diariamente utilizamos energia elétrica para quase tudo o
Fundamentação teórica
Balança de corrente
A balança de corrente é um dispositivo que permite detectar e medir variações nas forças às quais um condutor (suspenso em uma balança) é submetido enquanto é percorrido por uma corrente elétrica. Um imã permanente com o formato de ferradura, fixo, produz um campo magnético em uma onde passa um determinado campo magnético. A interação entre a corrente elétrica i e o campo magnético B (gerado pelo imã) no qual o condutor desta corrente é imerso, resulta numa força dF, que neste caso, atua no trecho dL do condutor e é dada por dF = i . dL x B (nesta relação dF, dL e B, e são grandezas vetoriais, “x“ representa o produto vetorial ou produto externo).
O princípio da balança de corrente é similar ao de uma balança mecânica comum: o condutor (no qual circula a corrente elétrica) é suportado por contatos finos e flexíveis, que permitem mobilidade à balança.
Lei de Ampère
É a lei que relaciona o campo magnético sobre um laço com a corrente elétrica que passa através do laço. É lógico supor que uma corrente elétrica produz um campo magnético em torno do condutor. O inverso também pode ocorrer, isto é, um campo magnético pode produzir uma corrente elétrica em um condutor. Estes são os fenômenos mais importantes do eletromagnetismo. Sem eles, a energia elétrica teria pouca utilidade pratica. A Lei de Ampère descreve a produção de campos magnéticos por Correntes elétricas.
A Lei de Ampère é uma das leis fundamentais do Eletromagnetismo. Ela nos diz que a integral de linha sobre um caminho fechado do campo magnético B produzido por correntes é proporcional à corrente líquida que atravessa a superfície limitada pelo caminho de integração.
A Lei de Ampère é muito semelhante à Lei de Gauss, inclusive quanto à sua aplicabilidade a problemas práticos.
Força de Lorentz
Do ponto de vista formal, devemos ter em mente que é impossível tratar