Bairro Vila ipiranga
Na década de 1950, devido ao aumento da população do município de Porto Alegre e ao grande processo de urbanização, iniciou-se a descentralização. Até este momento o município mantinha-se na “região central” (cidade radiocêntrica), onde a população encontrava todos os serviços.
Com a busca dos industriários pelo menor valor de terreno, deslocaram-se para as áreas periféricas, “vazios”, pois estes eram mais baratos do que a área central, já que não possuíam valor agregado, como por exemplo, infraestrutura implantado pelo Estado.
A partir de 1964, o planejamento tornou-se um agente transformador das cidades. Criando uma organização urbana estratégica, respeitando e intensificando a funcionalidade da cidade e setorizando a mesma, como consequência.
Neste momento o bairro começa a receber um maior contingente populacional, alterando o perfil operário ao agregar moradores vindos da região central que buscavam baixo custo de moradia atrelado as amenidades naturais, inclusive recebeu imigrantes russos. Na década de 1970 o bairro já não apresenta o seu perfil inicial, de industrial passa a ser habitacional, no mesmo momento em que o plano diretor visa prever e controlar a estruturação e transformação do espaço urbano. Definindo o uso e a ocupação do solo, o sistema viário. Tinha a pretensão de resolver problemas atuais e impedir que eles surgissem no