bah piranha
Uma definição clássica, diz que o Capitalismo é um:
"Sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada. O conjunto dos reflexos sociais, de natureza jurídica, política e cultural da sociedade capitalista é que se define como capitalismo (BARSA, 1986, p. 74)”.
Outra definição que complementa a versão anterior salienta, que no sistema capitalista:
"(...) os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas (WIKIPÉDIA, 2014)”.
Reforçando as duas definições anteriores, temos:
"É um sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedades privada, ou seja, tem um dono (INFOESCOLA, 2014)”. De todas essas definições, uma coisa fica bem clara, que a força de trabalho é fator importantíssimo para a economia de uma sociedade capitalista, mas não com situações de escravidão ou servidão. Há, sim, pessoas (empresários) com mais poder aquisitivo (burgueses), que tem seus comércios, indústrias, terras etc. E por isso, detém os meios de produção (maquinários, ferramentas, utensílios), usados no processo de produção, que “(...) são