FISIOTERAPIA
A fisioterapia do trabalho é um segmento que permite a implementação do fisioterapeuta no ambiente de trabalho com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida.
Esse ramo da fisioterapia não tem um direcionamento especifico para que tipo de profissional, pois atende desde profissionais de escritório até profissionais de grandes empresas de forma a prevenir, reabilitar e manter a saúde do trabalhador. Para isso, aspectos como biomecânica, ergonomia, atividade física laboral e recuperação de queixas ou desconforto físicos estão entre os elementos trabalhados pelo fisioterapeuta.
A fisioterapia vai ajudar a evitar tais desconfortos dentro e fora do trabalho avaliando tudo que envolve aquele ambiente de trabalho e proporcionar um maior desempenho e produtividade onde o trabalhador e o dono da empresa irão se beneficiar.
Hoje, o fisioterapeuta do trabalho também é responsável por desenvolver programas que previnem acidentes, além de prestar consultoria e realizar a readaptação do funcionário afastado que retorna ao trabalho. Durante a prevenção, é função dos fisioterapeutas incentivar os empregados a adquirir novos hábitos de vida e adquirir uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Avaliar um escritório de contabilidade, do ponto de vista ergonômico, levando em consideração os aspectos coletivos e individuais, buscando adequar o ambiente de trabalho ao trabalhador da forma mais saudável possível.
2.2 Objetivos Específicos
1. Buscar adaptar o ambiente e as ferramentas de trabalho ao trabalhador através de análises biomecânicas e avaliação ergonômica.
2. Orientar sobre aspectos organizacionais relacionados ao ambiente de trabalho e ao tempo de repouso necessário, aumentando assim o bem-estar do trabalhador e a produtividade da empresa.
3. Fornecer orientações posturais, informações sobre lesões por esforços repetitivos e outros riscos ocupacionais.