Badminton
História do Badminton
Este desporto foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de “poona”. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.
Introdução da modalidade em Portugal
Não existem também dados concretos quanto à data da introdução da modalidade em Portugal. São conhecidas contudo algumas manifestações realizadas entre 1895 e 1953. Só neste ano é que o Badminton começa a ser divulgado mais a sério, através de Henrique Pinto e com a organização de um torneio pelo Lisboa Ginásio Clube. Esta personalidade ficará para sempre ligada ao desenvolvimento da modalidade, pelo muito que contribuiu para a sua expansão.
Um ano mais tarde, é criada a Federação portuguesa de Badminton sendo o seu primeiro presidente o próprio Henrique Pinto.
O que é o Badminton?
O Badminton é um desporto muito parecido com o ténis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se o volante. Na prática deste desporto são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. O Badminton é uma modalidade Olímpica.
Materias utilizados na modalidade
No Badminton é utilizada uma raquete e o volante.
Objectivo e regras da modalidade
As regras do jogo foram publicadas em 1877 pelo Coronel H. O. Selby, em Carachi. O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que o volante toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador lança o volante para fora da campo, o