Tcc de Geografia
A pedagogia, ciências da educação, diante do questionamento suscitada pela crise ambiental, sobre as ciências constituídas e o conhecimento disciplinar teve que produzir e difundir novos saberes e conhecimentos que permitiriam a construção de uma nova organização social, que respeitaria a natureza.
A crise contemporânea que marca a relação histórica entre a sociedade e natureza traz um conjunto de desafios para a pedagogia ambiental, na esperança de alem de difundir em múltiplos planos, para propor uma articulação entre a teoria e a ação, o que seria independente das varias correntes existentes em seu interior. Por ser um campo que abrangia territórios, culturas, ambiente, o sujeito como agente transformador, e a biodiversidade em toda sua riqueza.
O discurso do desenvolvimento sustentável nos dias de hoje vem marcando e diferenciando pelos interesses ambientais de diversos setores e atores sociais. Assim, o processo educacional transmitirá e difundirá os princípios e valores das diferentes visões e propostas para alcançar a sustentabilidade. A educação ambiental implica um processo de conscientização sobre os processos socioambientais emergentes, que mobilizam a participação dos cidadãos na tomada de decisões, junto com a transformação dos métodos de pesquisa e a formação. O que está levando a readaptar as consciências, atitudes e capacidades em função do discurso dominante do desenvolvimento sustentado.
A educação popular gerou uma percepção crítica do processo educativo, propondo uma intervenção participativa no desenvolvimento de conhecimentos e sua aplicação e, estrategias de desenvolvimento endógeno para melhoria das condições de vida de cada população. A educação ambiental, orientando a construção de uma nova racionalidade social. O conceito de formação ambiental é pertinente para compreender a