Direito Processual Civil I
a) O divórcio deve ser promovido na Justiça do Brasil? Fundamente a resposta.
Resposta: Não. O casamento deve ser desfeito no local onde o mesmo ocorreu, em Orlando, Flórida.
b) Teria aplicação, no caso, o art. 88, II do CPC? Explique.
Não. O caso concreto condiz mais com o inciso III, art. 88 CPC (a ação se originar de fato ocorrido ou ato praticado no Brasil).
Questão Objetiva
Em razão da Emenda Constitucional mº 45/2004, se um ex-empregado pretender ingressar com ação de revisão de benefícios previdenciários e ação de indenização por danos morais decorrentes de acidente de trabalho, deverá propor sua ação na seguinte conformidade:
RESPOSTA: (C) Deverá ingressar com duas ações distintas, pois a regra é de competência absoluta, sendo que a Justiça do Trabalho tem competência para a ação decorrente do acidente, onde postula dano moral, mas não tem competência para a de revisão de benefício que deve ser intentada em face do ex-empregador.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - Aula 4
(CORRIGIDO PELA PROFESSORA)
1) João e José envolveram-se em um acidente de trânsito vindo a colidir e derrubar um poste de iluminação pública. O Município promove ação em face dos envolvidos no acidente de transito, formando no polo passivo um litisconsórcio entre João e José.
Indaga-se
a) Agiu corretamente o autor da ação, demandando os envolvidos no acidente de trânsito? Justifique.
RESPOSTA: Sim. A responsabilidade decorre de um mesmo fato. O Município não precisa entrar em litisconsórcio, mas pode (acidente). Art. 46, II CPC
b) Forma no polo passivo da relação processual um litisconsórcio necessário?
RESPOSTA: Não.