BADAR Celeste Cristina Machado
490 palavras
2 páginas
BADARÓ, Celeste Cristina Machado. Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira. In: Conjuntura Internacional, Ano 5, n.º 4.PERCEPÇÕES GERAIS
O artigo relata a mudança histórica na posição econômica que o Brasil atingiu em 2008: a de credor internacional.
(pp. 6-8)
Em 21 de fevereiro de 2008 o Banco Central do Brasil anunciou que o Brasil assumiu uma posição inédita na história do país, o de credor internacional. Este status foi adquirido em razão do contínuo aumento das reservas internacionais e da amortização da dívida externa1.
As reservas internacionais elevaram-se graças ao incremento das exportações do período de 2002 a 2007 e à consequente valorização da moeda brasileira, permitindo, desta forma, o aumento de reservas pelo Banco Central do Brasil2.
A dívida externa pública diminuiu devido a uma política de redução do passivo externo e também pela compra dos títulos de dívida emitidos pelo governo. Em 2005, o Brasil liquidou sua dívida com o Fundo Monetário Internacional. A mudança no perfil da dívida também contribuiu para a melhoria na condição externa do Brasil. Se antes a dívida externa do país era composta principalmente por títulos de curto prazo, nos últimos anos a dívida externa passou a ser composta por títulos de longo prazo, negociados a condições mais favoráveis para o país3.
Como consequência desta política, o Brasil passou a gozar de uma melhoria em seu status no mercado financeiro internacional, alcançando em 2007 o grau de classificação logo abaixo do grau de investimento, sendo possível que o Brasil alcance este grau de investimento e, desta forma, aumentando a entrada de recursos estrangeiros na economia.
Em contraposição a esta situação favorável, a autora diz que esta situação ainda não é a ideal, pois uma das principais formas de entrada de recursos no país se dá pela conta financeira, a qual inclui investimentos diretos e empréstimos, sendo que tais remessas são maiores em períodos de recessão da economia global.