NOGUEIRA Joana Laura Marinho
PERCEPÇÕES GERAIS
O artigo relata as principais pautas discutidas na viagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao continente africano, em outubro de 2007.
(pp. 1-5)
Entre os dias 15 e 19 de outubro de 2007 o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou quatro países do continente africano, entre eles Burkina Faso, República Popular do Congo, África do Sul e Angola, com o objetivo de, além da divulgação da política de biocombustíveis, fortalecer o comércio e as relações políticas entre os países e o Brasil1.
Em Burkina Faso, visava-se fortalecer a parceria entre os dois países, principalmente a fim de diminuir os subsídios à agricultura – visto ser o país produtor de algodão - concedidos principalmente ela União Europeia e Estados Unidos da América. Para tanto, acordos para intercâmbio de tecnologias à conicultura foram assinados. Ainda sugeriu-se uma maior participação do país nos organismo econômicos como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional2.
Em Congo, a proposta brasileira baseou-se na promoção do etanol, buscando a diversificação da matriz energética através da produção de biocombustíveis, visto o petróleo ser a fonte de riquezas do Congo. Anunciou-se, ainda, o perdão da dívida do Congo com o Brasil, calculada em aproximadamente US$ 400 milhões, cuja contrapartida foi a sugestão de que o valor da dívida perdoado fosse reinvestido em uma linha de financiamento para que empresários pudessem fazer obras de infraestrutura no país3.
A visita à África do Sul, especificamente, foi palco da 2ª Cúpula do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), dando seguimento à iniciativa de cooperação criada em 20034. Foi discutida a criação de uma área de livre comércio entre os três países, o qual pretende ser o maior do mundo em desenvolvimento5.
Em Angola, foi anunciada a abertura de crédito de US$ 1 bilhão