Bactérias oxidantes do enxofre
O Enxofre * Símbolo: S * Elemento químico não metálico * Número atômico: 16 * Cor: amarelo(claro) * Grupo: 16 (VI A,Calcogênio)
O enxofre é essencial para a vida, faz parte da moléculas de proteína, vitais para o nosso corpo(Cerca de 140g de enxofre estão presentes no ser humano) e é um nutriente essencial para as plantas,situando-se no grupo dos macronutrientes.
O enxofre é um elemento relativamente abundante na crosta terrestre, ocorrendo principalmente na forma de sulfatos solúveis. Grande parte dos reservatórios de enxofre inerte está em rochas sulfurosas, depósito de elementos sulfurosos e combustíveis fósseis.
A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substâncias chamadas de “sulfatos”, combinados com a água são absorvidos pelas raízes das plantas.
Os microrganismos catalisam a oxidação e redução das diferentes formas de enxofre, estabelecendo deste modo um ciclo. Esta reação é típica de certas bactérias oxidantes do enxofre não fotopigmentadas, como Beggiatoa, Thiothixis, Thioploca e Thiobacillus.
AS BACTÉRIAS
Bactérias Oxidantes: São bactérias quimiautotróficas, ou seja, utilizam oxidantes de compostos inorgânicos, no caso o enxofre, como síntese de substância orgânicas a partir de gás carbônico e hidrogênio. Na superfície da coluna de água desenvolve-se, por vezes uma película (biofilme) constituída por bactérias aeróbias e heterotróficas.
ACHROMATIUM
* Achromatium é um quimiolitotrófico oxidante de enxofre esférico que se isola normalmente em água doce com abundantes sedimentos ricos em sulfeto.As células de Achromatium são cocos muito grandes com diâmetros entre 10-100 µm. * Fologeneticamente Achromatium pertence à subdivisão gama de Proteobactéria estando especificamente relacionada com as bactérias vermelhas fototróficas,tais como a bactéria fototrófica Chromatium. * Como Chromatium,as células de Achromatium acumulam