bactrim
Bactrim:
Sulfametozaxol + trimetoprima: quimioterápico bactericida com duplo mecanismo de ação. Uso adulto e pediátrico.
Formas farmacêuticas:
Comprimido: Sulfametozal 400mg, trimetoprima 80mg.
F Comprimido: Sulfametozal 800mg, trimetoprima 160mg.
Propriedades de efeitos:
Contém 2 componentes ativos que, agindo sinergicamente, bloqueiam duas enzimas que catalisam estágios sucessivos na biossíntese do acido fólico no microorganismo. É frequentemente eficaz contra germes que são resistentes a um dos seus componentes. Por causa de seu mecanismo de ação, o risco de resistência bacteriana é minimizado. Amplo espectro gram-positivo e gram-negativo.
Indicações:
Tratamento das infecções causadas por germes sensíveis à associação trimetoprima-sulfametoxazol, tais como:
Infecções do trato respiratório e ouvido: exarcebações agudas de quadros crônicos de bronquite, sinusite, tratamento e profilaxia de pneumonia por Pneumocystis cariniii (PPJ) em adultos e crianças. Otite média em crianças, quando há boas razões para preferir esta combinação. Infecção do trato urinário e renais: cistites agudas e crônicas, pielonefrites, prostatites e cancroides.
Infecções genitais em ambos os sexos, inclusive uretite gonocócica. Infecções gastrointestinais, incluindo febre tifoide e paratifóide e tratamento dos portadores de diarreia dos viajantes (Escherichia coli).
Infecções de pele e tecidos moles: piodermite, furúnculo, abscessos e feridas infectadas.
Osteomielite aguda e crônica, brucelose aguda, nocardiose, blastomicose sul-americana, actonomicetoma.
Contraindicações:
Casos de lesões graves do parênquima hepático e em pacientes com insuficiência renal grave quando não se pode determinar regularmente a concentração plasmática; hipersensibilidade a sulfonamida ou trimetoprima; não deve ser administrado com dofetilida; prematuros e RN durantes as primeiras 6 semanas de vida.
Advertência:
Descontinuado imediatamente ao primeiro sinal de rush cutâneo; administrado