bacterioses e viroses
Tipo
Nome da doença
Modo de infecção
Sintomas e desenvolvimento
Profilaxia e Tratamento
Varicela-zoster (HHV3)
Catapora (um dos 8 vírus de herpes que atacam humanos)
É contagiosa e todos os seres humanos pegam catapora uma única vez na vida
Entra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho. Multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. Os primeiros sintomas são febre , mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. De 24 a 48 horas mais tarde, surgem manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas, com um líquido que posteriormente formarão crostas, provocando muita coceira.
Não há cura, mas os fármacos antivirais podem ser úteis, reduzindo a duração ou severidade dos sintomas. A vacinação é recomendada para crianças a partir de um ano, para adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Rubivirus
Rubéola
Pode ser adquirida pelas vias respiratórias em contato com pessoas infectadas.
Pode ser assintomática ou causando febre e manchas vermelhas na pele. O vírus ataca mulheres grávidas, causando má formação do feto.
A prevenção é tomar a vacina e o tratamento é baseado no simples controle de sintomas, quando possível, já que não existe tratamento antiviral especifico
Morbillivirus
Sarampo
É transmitido por secreções respiratórias como tosse e espirros.
Os sintomas são febre alta e persistente tosse rouca, depois aparecem erupções cutâneas. Surgem manchas brancas na mucosa da boca e após, surgem manchas avermelhadas na pele, inicialmente no rosto, progredindo em direção aos pés, durando pelo menos três dias e desaparecendo na mesma ordem de aparecimento.
A prevenção é feita por vacinação e o tratamento é sintomático.
Orthopoxvirus variolae
Varíola
É transmitido pelas vias respiratórias.
Caracteriza-se pelas típicas pústulas (pequenos aglomerados de pus na pele).
Não existe tratamento específico contra a varíola. O modo de frear a