Viroses Bacterioses
Varíola
Rubéola
Os sintomas são muito leves e podem passar despercebidos; em geral ocorrem febre branda e pequenas manchas vermelhas na pele.
A infecção durante a gravidez produz, em 35% dos casos, a síndrome da rubéola contagiosa, caracterizada por sérios danos ao feto em desenvolvimento, incluindo surdez, catarata, má-formação cardíaca, retardo mental e mesmo a morte.
Varicela-catapora
Catapora (quando ocorre a primeira vez na infância); Herpes zoster ou cobreiro
(quando há ocorrência da infecção na fase adulta.) Adquire-se o vírus pelas vias respiratórias; a infecção manifesta-se em cerca de duas semanas. Caxumba
A transmissão dá-se por meio de gotículas de saliva contendo os vírus, que penetram pelas vias respiratórias. Não há tratamento; deve-se evitar o contato com pessoas doentes e com objetos utilizados por elas.
A imunização é feita por vacina aplicada na infância juntamente com as vacinas contra sarampo e rubéola na forma da vacina tríplice viral
Sarampo
O sarampo é uma doença perigosa, principalmente em crianças e idosos. Em 0,1% dos casos ocorre encefalite, que frequentemente deixa lesões cerebrais permanentes.
O sarampo é fatal em cerca de 0,3 % dos casos, principalmente em crianças. Adquire-se o vírus pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva de pessoas portadoras do vírus.
herpes zoster
HerpesZosterCobreiro:reativação
dengue
São conhecidas quatro variedade do vírus, três das quais ocorrem no Brasil.
Se uma pessoa for infectada por uma das formas não adquire imunidade para as outras. A dengue, também conhecida como febre quebra-ossos, caracteriza-se por febre, dor muscular intensa, dores nas juntas, manchas vermelhas na pele e pequenas manifestações hemorrágicas.
Essa é a forma mais branda da doença, conhecida como dengue clássica, cujos sintomas regridem em cinco a sete dias, podendo persistir a fadiga.
A forma mais grave,