DotNet
Introdução
Dotnet
Framework Dotnet e à Linguagem C#
Características básicas apresentadas pelo Dotnet
Vantagens dotnet
Assemblies do Dotnet
Framework
Definições de frameworks
Características Básicas de Frameworks
O papel dos Namespaces
Distribuição de aplicações Dotnet
A natureza de independência de plataforma do Dotnet
conclusão
Dotnet
Uma nova plataforma de desenvolvimento que trabalha de forma integrada entre varias linguagens (VB.NET, ASP.NET, ADO.NET e C#).
Pode-se se dizer que existe uma camada de consolidação que é o Framework que faz com que as varias aplicações desenvolvidas possam conversar entre si. Essa conversa é possível porque são gerados arquivos chamados assemblies que são lidos por essa camada inferior.
Quando você tem o framework instalado em seu equipamento você pode rodar as suas aplicações sem precisar de instalador. Caso não possua você precisa dos arquivos fundamentais para que a sua aplicação possa rodar.
Framework DotNet e à Linguagem C#
DotNet foi projetado para fornecer um novo ambiente com o qual você pode desenvolver qualquer aplicação para Windows, enquanto que a C# é uma nova linguagem de programação que foi projetada especificamente para trabalhar com o DotNet. Ao utilizar C# você pode, por exemplo, escrever páginas web dinâmicas, um serviço web baseado em XML, um componente de aplicação distribuída, um componente de acesso a banco de dados, ou uma aplicação clássica desktop para Windows.
De fato a parte "NET" no nome do framework serve para enfatizar a crença da Microsoft de que aplicações distribuídas, nas quais o processamento é distribuído entre clientes e servidores, são o futuro. Mas C# não é apenas uma linguagem para escrever aplicações de Internet ou de rede. Ela fornece um meio para que você possa codificar qualquer tipo de software ou componente que seja necessário para a plataforma Windows. DotNet e C# foram criados para revolucionar a forma com a qual você cria