bacteria
Bactérias são seres procariontes e unicelulares. As bactérias têm uma organização simples, apresentam uma parede celular externa, membrana plasmática, DNA circular disperso no citoplasma sem nenhuma separação e ribossomos para síntese de proteínas. Algumas bactérias podem ter uma membrana externa extra como uma cápsula, que envolve a parede celular, feita de polissacarídeos. 2) As bactérias são os únicos seres procariontes?
Os procariontes são classificados em dois grandes grupos (Domínios): Arqueobactérias (Archeabacteria, nome oficial em latim) e bactérias (Eubacteria, na nomenclatura oficial). Comparadas às bactérias, as arqueas têm algumas diferenças básicas, como a composição química de suas membranas plasmáticas e parede celular e também nas enzimas relacionadas ao metabolismo do DNA e RNA. 3) O que são as arqueobactérias halófitas, termoacidófilas e metanogênicas?
São três tipos peculiares de arqueobactérias. As halófitas são arqueobactérias que vivem em ambientes com concentrações extremas de sal (concentrações maiores do que a água do mar, por exemplo). As termoacidófilas são caracterizadas assim porque vivem em ambientes de alta temperatura e baixo pH (ácido) das fontes vulcânicas submarinas. As metanogênicas são aquelas que liberam gás metano (CH4) encontradas em pântanos. 4) Quais são os principais papéis ecológicos das bactérias?
As bactérias são responsáveis pelos processos de decomposição da matéria orgânica, no fim da cadeia alimentar. Neste processo, elas também liberam gases e nutrientes que serão usados novamente por outros seres vivos. As bactérias que vivem no tubo digestivo de ruminantes e de alguns insetos digerem a celulose e facilita a absorção de carboidratos para estes animais. Algumas bactérias participam do ciclo do nitrogênio, fixando o gás nitrogênio da atomosfera, nitrificando ou desnitrificando, na maioria das vezes em uma relação simbiótica com as plantas. As bactérias presentes dentro de