Bacias rifte
Bacias Rifte
Professor: Marcio Franco Alunos: Fabio dos Santos de Lima; Alexandre Rodrigo Pinto; Caio Maricato; Thiago Oliveira Rafael Alexandre
Bacias Rifte
Introdução
Com a quebra da Gondwana e abertura do Oceano Atlântico surgiram os conjuntos de Bacias do litoral brasileiro. Durante o Cretáceo desenvolveu-se um sistema de Rifte continentais devido a este esforço de ruptura, gerando nestas bacias um pacote sedimentar fundamental para a formação de sistemas petrolíferos da margem brasileira.
Estrutura Interna da Terra
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas : Crosta, Manto e Núcleo que são subdivididas em Estrutura Estática e Dinânica. Para iniciarmos o estudo das bacias Rifte temos que entender como se originam os mesmos, e estudar inicialmente a parte dinânica. Estrutura Dinâmica é subdividida em Litosfera, Astenosfera e Núcleo. A Litosfera move-se em cima da Astenosfera sendo esta última composta por substâncias plásticas.
Rifte e bacias Rifte
Rifte é a designação dada em geologia às zonas do globo onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fractura acompanhada por um afastamento em direcções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.
Em resultado do afastamento das porções vizinhas da crusta, formam-se zonas de abatimento tendencialmente lineares (bacias), separadas por escarpas de falha, ou seja zonas de graben. Estas estruturas podem ter maior ou menor complexidade, mas em geral, prolongam-se por muitas centenas ou mesmo por muitos milhares de quilómetros. A dorsal meso-oceanica e Vale do Rifte na Africa são bons exemplo de Rifte mundialmente conhecidos.
A bacia rifte do litoral brasileiro
A Bacia de Camamu-Almada esta localizada no estado da Bahia na margem leste do Brasil, tendo como limite norte a Bacia do Recôncavo e Jacuípe, e limite sul a Bacia de Jequitinhonha. Possuindo uma seção Rifte