Bacias hidrográficas
O que é uma bacia hidrográfica?
Totalidade da área, cujas águas pertencem a uma mesma rede hidrográfica.
O que é uma rede hidrográfica?
Conjunto formado por um rio superficial e por todos os cursos de água que nele passam as suas águas, direta ou indiretamente.
Leitos do rio
Leito do rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, o leito ordinário é por onde normalmente o rio passa. O leito de cheia é o espaço que é inundável em época de cheia.
Há ainda o leito de estiagem (o canal fluvial é ocupado por uma menor quantidade de água).
Cheia
Cheia é o transbordo do caudal do rio das suas margens, inundando os espaços próximos e ocupando o leito de cheia.
As cheias são um acontecimento natural ou provocado pela intervenção humana nas bacias hidrográficas, reflexo da alteração das condições de escoamento e que podem originar inundações.
As cheias podem resultar de episódios climáticos extremos, tais como, chuvadas intensas e concentradas que se traduzam em caudais superiores aos que as linhas de água e as estruturas de drenagem pluvial suportam, quer seja pelo seu dimensionamento, quer pela capacidade de escoamento.
As cheias podem ser rápidas ou lentas, as rápidas seguem-se de precipitação intensa durante várias horas, enquanto que as progressivas ocorrem de forma mais lenta, visto que o caudal do rio vai aumentando progressivamente ocupando o leito de inundação. Podemos dizer que as primeiras apresentar um risco maior para a população.
Zonas de cheia
Zonas de cheia são as zonas assinaladas pelo plano do ordenamento do território onde são proibidas as construções de casas ou locais de trabalho, lazer, etc…, por haver um elevado risco de cheia.
Rota inicial do rio
Rota: Atualmente o rio Lis passa por aqui (mostrar imagem). A parte inicial do seu percurso é feita no sentido Sul-Norte, acabando, nos seus quilómetros finais, por ter o sentido Este-Oeste.
O rio surge numa zona calcária, passa pelas Cortes e intersecta a cidade