Bacia
Área de Abrangência
Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (BHBS) drena uma área de 2.818,40 km² e extende-se por 160 km. Formado por nove municípios e com total populacional de aproximadamente de 1.4 mil habitantes, tem como principais atividades econômicas o turismo, pesca, refinarias de petróleo, indústrias químicas, petroquímicas, fertilizantes, químicas e siderúrgicas, atividades portuárias (Porto de Santos).
A BHBS compreende a região do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão, as bacias do litoral norte em Guarujá e Bertioga, e as bacias do litoral centro-sul e sul em Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Limita-se a nordeste com a UGRHI 3 (Litoral Norte), a leste e sul com o Oceano Atlântico, a sudoeste com a UGRHI 11 (Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul), e ao norte e noroeste com a UGRHI 6 (Alto Tietê). Grosso modo, pode-se considerar como limites físicos a Serra do Mar e o Oceano Atlântico.
A composição geomorfológica da Baixada Santista é identificada por 2 grandes unidades morfológicas: as escarpas da serra do mar e as planícies litorâneas ou costeiras. Apresenta ainda duas importantes ilhas: a de São Vicente e a de Santo Amaro estreitamente ligadas ao continente. Seus principais cursos d água são:
Ao norte: Rios Itapanhaú, Itatinga e Guaratuba com seus mangues preservados
Ao centro: Rios Cubatão, Mogi e Quilombo, degradados pela expansão urbana da Baixada Santista
Ao sul: Rios Branco ou Boturoca e Itanhaém
A Rede Hidrográfica da Baixada Santista está dividida em 21 sub-bacias
Mapa hidrográfico e sub-bacias
A rede hidrográfica da Baixada Santista é constituída por rios pouco extensos que nascem na Serra do Mar e na Planície Litorânea (ou Costeira) e deságuam no oceano em complexos estuarinos. Os estuários são áreas especiais influenciadas simultaneamente pelos rios e águas costeiras. A amplitude máxima pode chegar a 1.175 m da serra ao nível do mar.
Os rios de água doce são de domínio do Estado de SP e as