Bacia do Parnaíba
Inicialmente aplicamos as seguintes coordenadas no Google Earth:
1)6°50’ S 43°14’W
2) 6°50’ S 43°24’W
3) 7°00’ S 43°14’W
4) 7°00’ S 43°24’W
Foram encontrados quatro poços a qual corresponde a Bacia do Parnaíba, abaixo segue a imagem:
Figura 1.1
Bacia do Parnaíba está localizada em todo estado do Piauí e uma parte do Maranhão. Possuí uma área total de 668.858 km2, com uma secção sedimentar de até 3500 m de espessura no seu depocentro e está situada nas proximidades do maior complexo mineral brasileiro chamado Carajás.
A Bacia do Parnaíba possui perspectivas pouco promissoras para óleo e gás preliminarmente estabelecidas. Mas apesar desta bacia se encontrar em um estágio exploratório preliminar, as informações disponíveis indicam que ela possui as condições básicas para a ocorrência de acumulações de hidrocarbonetos.
Figura 1.2
2)DESENVOLVIMENTO
2.1)Contexto Geológico
A bacia do Parnaíba encontra-se localizada na plataforma sul-americana, a mesma está sobreposta a um embasamento cristalino cratonizado após o término do evento chamado Brasiliano. Segundo Góes Coimbra a bacia do Parnaíba após estudos foi redefinida como Província Sedimentar do Meio Norte, sendo subdividida em quatro bacias menores: Parnaíba (Siluriano-Triássico), Alpercatas (Jurássico-Eocretáceo), Grajaú (Cretáceo), Espigão Mestre (Cretáceo).
O arcabouço estratigráfico da Bacia do Parnaíba
Cretáceo
Formações Urucuia, Areado, Itapecurú. Grajaú, Codó e Sardinha
Jurássico
Formações Corda, Pastos Bons, Mosquito
Triássico
Formações Sambaíba, Motuca, Pedra de fogo e Piauí
Devoniano Carbonífero
Formações Poti, Lombá, Cabeças, Pimenteiras e Italm
Siluriano
Formações Jaicós, Tianguá e Ipu
Ordovinciano Neoproterozóico
Formações Mirador e Riachão
Figura 2.1
2.2)Atividades Exploratórias
O interesse pela Bacia do Paraíba começos na primeira década do século XX entre o ano de 1909 e 1910, inicialmente foi feito o mapeamento geológico visando a procura de