Bacia de Campos
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA
GEOLOGIA DO PETRÓLEO
BACIA DE CAMPOS
ÉRICO TENÓRIO
JÉSSICA COSTA
THELSON ALMEIDA
Belém - Pará
Dezembro - 2013
1- INTRODUÇÃO
Em um contexto geral, a bacias offshore da costa leste brasileira tiveram uma evolução por eventos relacionados à tectônica de placas, relacionada a um rifteamento tardio e posteriormente a deriva continental entre aAmerica do Sul e a África (Figura 1). Esses eventos são traduzidos em três estágios principais: pré-rifte, rifte e pós-rifte (proto-oceânico e marinho). Os eventos controlam o preenchimento e a estratigrafia das bacias sedimentares brasileiras. A tabela abaixo apresenta a evolução geológica da margem continental leste brasileira.
2 - LOCALIZAÇÃO
A Bacia de Campos esta localizada no litoral norte do estado do Rio de janeiro e a sul do estado do Espirito Santo, limitada ao sul pelo Arco de cabo Frio e ao norte pelo Arco de Vitória (Figura 2). Possui mais de 1.600 poços perfurados em uma área aproximada de 100.000 km², ao longo de mais de três décadas de exploração petrolífera. É a bacia mais prolífica e aloja mais de 90% das reservas petrolíferas atuais.
3 - ESTRATIGRAFIA
A Bacia de Campos é classificada, de acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, como tipo margem passiva ou uma bacia de margem divergente. É uma bacia da costa leste brasileira da costa leste, como apresentado anteriormente, bacias dessa tipologia estão relacionadas ao rompimento do supercontinente Gondwana e posterior evolução do Oceano Atlântico (Figura 3).
No presente, admite-se que desde o final do Jurássico até os dias atuais a margem brasileira pode ser subdividida em seis megasequênciasdeposicionais (Figura 4):
- Megassequência continental pré-rifte; -Megassequência continental rifte;
- Megassequência transicional