Bacharelando
Publicado em: 15/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 1,125 |
INTRODUÇÃO
Sucesso e fracasso escolar são temas recorrentes de debates e discussões nas últimas duas décadas. A família é muitas vezes apontada como ocasionadora do fracasso acadêmico de seus filhos Polônia e Dessen (2005) pregam que o distanciamento destas da vida acadêmica dos filhos funcionaria como fator propulsor ou desencadeador deste fracasso ocasionando desinteresse e desvalorização da educação.
Este trabalho objetiva uma melhor compreensão da relação entre família e escola e as implicações desta relação no desempenho acadêmico dos alunos, procurando analisar os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos como as reais causas do fracasso acadêmico e mostrar a parceria e integração destas duas instituições como recurso para identificar essas causas e saná-las com soluções apontadas por ambas as instituições.
FAMÍLIA
A família é o primeiro e principal contexto de socialização dos seres humanos, é um entorno constante na vida das pessoas; mesmo que ao longo do ciclo vital se cruze com outros contextos como a escola e o trabalho. (EVANGELISTA; GOMES, 2003, p.203)
A estrutura familiar mudou com o passar dos anos. A sociedade, economia e cultura, entre outros fatores alteraram a célula familiar patriarcal que era tida como padrão – pai, mãe, filhos e outros membros. A nova ordem mundial introduziu famílias dos mais variados formatos, como casais homossexuais, filhos de relacionamentos diferentes, avós que criam netos e varias outras configurações.
Além dessa mudança acrescentamos também a velocidade e demandas da vida moderna, falta de tempo dos pais, separações, divórcio, abandono criaram ruídos, lacunas, ou deficiências na educação que se recebe na família, as mães não podem, ou não querem, ficar em casa, apenas responsáveis pela educação dos filhos.
Sobre estas mudanças na célula familiar Romanelli