bacharelado
NEOCLÁSSICO
Período de +/- 1830/ final século XIX Marcada pela vinda da família real para o Brasil. A arquitetura neoclássica sofreu influências das construções greco-romanas e renascentistas italianas do final do século XVIII a meados do século XIX. A transformação da arquitetura barroca para a arquitetura neoclássica aconteceu em meio a transformações sociais ocorridas com o iluminismo, com a revolução francesa. O Neoclassicismo foi concebido por duas razões: a primeira foi o avanço do homem em controlar a natureza e a segunda foi uma mudança na maneira de pensar do homem como conseqüência as transformações que ocorriam naquele momento que originaram uma nova cultura apropriada para ao estilo de vida burguês, já que a aristocracia era decadente as encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética.
Na Arquitetura A arquitetura da época trazia casas de porão alto, com escadas, simétria na fachada, frontão triangular, bandeira,balção, em ferro, edificios marcados por colunatas, platibanda e cores claras. As edificações avançam sobre o limite lateral do terreno alinhando a rua, presença de água no jardim, surgimento dos jardins, e com as Palmeiras trazidas de Portugal.
MUSEU DO IPIRANGA
MUSEU IMPERIAL (PETRÓPOLIS)
Se caracteriza pelo retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-romanos. Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Nessa época houve a introdução do uso de platibanda, vidro simples e colorido, nas bandeiras de portas principalmente. Há resgate na utilização de vasos, pináculos, compoteiras, figuras de louça do porto, ânforas, estátuas, ou fruteiras, marcando a fachadas, sobre as platibandas.
Há presença de elementos clássicos como, cúpula, frontão, colunas, colunata, arco romano, balcão com balaustrada,