bacharel
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Cultura e Mudança Organizacional
Curitiba – PR
2013
Texto” “Cultura e Mudança Organizacional: em busca da compreensão sobre o dilema das organizações” (adaptado)
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Cultura e Mudança Organizacional para obtenção de avaliação.
Curitiba – PR
2013
1. Introdução
Trabalho destinado à obtenção de avaliação final da disciplina de Cultura e Mudança Organizacional. Trata-se do texto “Cultura e mudança organizacional: em busca da compreensão sobre o dilema das organizações” (adaptado), com análise do significado de cada um dos noves personagens ou símbolos que o texto apresentou.
2. Desenvolvimento
2.1. Um grande lago e uma Comunidade de Peixes: A Organização e sua Cultura
O grande lago e a comunidade de peixes representam na nossa realidade a organização e a sua cultura. O lago é apenas a organização física, visto que os indivíduos e sua cultura são os que verdadeiramente criam a organização. A cultura organizacional, por sua vez, é formada por políticas internas e externas, sistemas, crenças, valores e clima organizacional.
2.2. O Rei de Guelras Enormes: O Poder nas Organizações
O Rei representa na lenda o poder. Percebe-se na figura do rei um líder de comportamento autoritário, sem a devida responsabilidade para com seus seguidores (comunidade de peixes). Nas organizações, essa faculdade de um homem determinar o comportamento de outro homem pode se dar através da manipulação, da persuasão, da ameaça de punição e até pela promessa de benefícios e vantagens.
2.3. O Peixinho Vermelho: O Agente de Mudanças
Na lenda, o peixinho vermelho representa o agente promotor de mudança. É considerado um líder democrático, cooperativo, aberto à mudança e sobretudo humano. Buscava conhecimento através do estudo e também conhecia