reações quimicas
Estudar e compreender o processo das células eletroquímicas, dando como resultado substâncias que recebem ou doam elétrons originando íons, culminando na criação de corrente elétrica (experimento clássico da pilha de Daniell).
Introdução
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Em 1836 Jolhn Frederic Daniell criou um tipo de pilha utilizando barra de zinco e cobre e soluções de CuSO4(aq) (Sulfato de Cobre) e ZnSO4(aq) (Sulfato de Zinco). Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos ingleses e americanos em seus sistemas telegráficos.
Já Pilha de Daniel, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de realizar, é um dispositivo que transforma em energia elétrica a energia desprendida de uma reação química de oxirredução com formação de íons.
Experiência nº 1: Pilha de Daniell
Procedimento:
A Pilha de Daniel será construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que será mergulhado numa solução de sulfato de zinco (ZnSO4) a uma concentração de 0,97M e um eletrodo de cobre metálico que será mergulhado em uma solução de sulfato cúprico (CuSO4) a uma concentração de 0,72M. As duas soluções são colocadas em contato através de uma ponte salina (Tubo em U contendo em seu interior uma