bacharel
1. Explique o que Marx entende por forças produtivas, relações sociais da produção e meios de produção.
R: São as habilidades, técnicas, tecnologias, instrumentos, que o homem possui para dominar a natureza e ter controle sob as condições naturais. Relações sociais de produção: o meio pelo qual o homem se organiza socialmente, dividindo suas funções e tarefas utilizando as forças produtivas que dominam as condições naturais, retirando delas o seu sustento e os meios que permitem sua sobrevivência.
Segundo Marx, podemos entender por forças produtivas os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Entende-se por meio de produção o conjunto formado por meios de trabalho ou tudo o medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza no processo de transformação da própria natureza.
2. Explique o Marx denomina de infraestrutura e superestrutura.
R: O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção forma o que Marx chama de infraestrutura de uma sociedade que, por sua vez, é a base sobre a qual se constituem as demais instituições sociais. Na produção de vida social os homens geram também outra espécie de produtos que não têm forma material e que vêm a ser as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino, de comunicação, o conhecimento filosófico e científico, representações coletivas, etc. Cujo conjunto é chamado de superestrutura. A superestrutura seria condicionada pelo modo como os homens estão organizados no processo produtivo.
3. Segundo Marx, o que é mercadoria? Como se mede o valor da mercadoria?
R: A mercadoria é a forma elementar da riqueza do capitalista. Ela tem a propriedade de