Bacharel em teologia
Acto ou efeito de liderar
INTRODUÇÃO
O princípio básico e bíblico da liderança é “servir”; isto no contexto bíblico ou cristão.
Muitos de nós que estamos aqui, fazemos parte da liderança na Igreja. Mas o que é verdadeiramente ser um líder?
Lider é aquele que tem a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objectivo comum e ter o carácter que inspira confiança.
Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objectivo comum e ter o carácter que inspira confiança.
PROBLEMA
Há uma falta aguda de liderança treinada em todos os níveis na igreja de áfrica hoje, especialmente devido ao crescimento da comunidade cristã.
No entanto, a igreja em geral está a ponto de começar a copiar os modelos de liderança do mundo. Vendo o estilo de liderança do mundo e a maneira como os lideres são escolhidos, os membros das igrejas começam a copiar estes padrões e usá-los na igreja.
Quando alguém solicita a respeito de tipos de líderes necessários, os modelos que chamam atenção são, por exemplo: alguém que tenha 10ª, 12ª, que tenha estudado na universidade, um pastor a quem a congregação deve olhar timidamente e obedecer!
Mas o modelo de liderança que as Escrituras consistentemente recomendam para o povo de Deus é aquele a quem nós chamamos de lider-servo (Jo.13.1-5).
1. MODELO BÍBLICO PARA LIDERANÇA
Dignidade e humildade
Dons (1Co.12:8-10; Ef.4:7-13; Rm.12:3-8; 1Pe.4:10-11) são para se usar no serviço humilde.
O papel do líder é ajudar o povo de Deus a descobrir os seus dons, encontrar oportunidades para desenvolver esses dons e usá-los para o crescimento do corpo de Cristo: os dons são para serviço; não são símbolos de posição.
PERIGOS DA LIDERANÇA
Egoísmo “Eu, somente Eu”
Líder que carrega as responsabilidades sozinho; ele está certo que não há ninguém que as possa carregar. Como resultado, desgasta-se a si próprio e aos que lidera. Moisés foi um exemplo deste tipo de liderança