Aéreo
O método mais rápido, seguro e eficiente de enviar ou transportar carga para qualquer localidade no Brasil ou Exterior, certamente é através de Transportes Aéreo.
É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O Estado de São Paulo tem hoje 32 aeroportos sob sua administração e 5 aeroportos com a INFRAERO, administrando (Guarulhos, Congonhas, Viracopos, São José dos Campos e Campo de Marte.
Ele possui algumas vantagens sobre os demais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagens desacompanhada e peças de reposição, mercadorias perecíveis, eletrônicos, animais etc.
As principais vantagens desse modal são:
- rapidez na entrega do produto;
- não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso);
- pode ser utilizado com eficácia no transporte de amostras;
- seguro de transporte aéreo mais baixo em relação ao marítimo;
-aumenta a competitividade do exportador, pois a entrega pode ser um argumento de venda;
-normalmente, os aeroportos encontram-se próximos de centro de produção industrial ou agrícola, que são distribuídos praticamente por todas as cidades importantes do mundo;
-as empresas podem adotar uma política de just in time, reduzindo os custos com estoques e proporcionando redução de custos com capital de giro, pois as mercadorias poderão ser recebidas diariamente ou semanalmente.
As principais desvantagens desse modal são:
- Há uma capacidade específica para transporte de mercadorias;
-não é possível transportar produtos a granel;
-alto investimento em infraestrutura;
-valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Frete
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor.
-