Ações
De forma simples, podemos separar 2 formas de trabalhar com ações: fundamentalista e grafista.
FUNDAMENTALISTA
É feito um estudo em base dos fundamentos da empresa, para ver a situação financeira da empresa, dívida da empresa, lucro, crescimento e prospecção futura.
A intenção de quem trabalha com análise fundamentalista é a compra de ações objetivando crescimento futuro e retirada apenas dos dividendos.
Indicado para pessoas que não visam lucro rápido, normalmente bancos, instituições financeiras e corretoras possuem suas indicações para formação de carteiras em base dos estudos de economistas. É utilizado o termo position trade para quem investe em longo prazo.
GRAFISTA
Na minha opnião é o mais interessante, porque visa lucro rápido, com exposição maior ao risco e dedicação maior de tempo.
É interessante notar, que quem trabalha com gráficos não segue informação nenhuma de jornais e mídias, pois as informações são manipuladas afim de que classes privilegiadas tirem proveito da situação.
Funciona da seguinte maneira, pode-se comprar uma ação e vende-la no mesmo dia, o que é chamado de “day trade”. Agora se passar de um dia sem vender a ação comprada, pode-se chamar de “swing trade”. Se passar de 1 mês é “position trade”.
Para toda pessoa que deseja investir em ações, é necessário um estudo de no minímo alguns meses, e é importante não fazer nenhuma operação de compra no tempo de estudo, apenas para ter certeza do que está fazendo.
O primeiro passo é se associar á uma corretora, não é cobrado mensalidade e nem taxa de adesão. Associando a corretora é possível ter acesso á uma plataforma própria onde pode-se acompanhar os gráficos e emitir ordens de compra e venda. No meu caso, trabalho com a XP, mas existem várias outras boas também.
Em relação ao que investir, existem diversas ativos, dentre os mais usados estão: Ações ( Petrobras, Vale, Gerdau, Ambev ) , Índice (Miní Indíce e Índice Cheio), Comodities Agrícolas ( Café, Milho e Boi).
Eu já