Ações Intersetoriais de Prevenção de Acidentes na Educação Infantil
O ambiente escolar é um lugar privilegiado para a avaliação de atividades preventivas. Os acidentes e as violencias são importantes ameaças para a saúde e bem estar das crianças, e além do risco á vida, traz complicações clinicas intensivas, internações hospitalares, sequelas físicas e emocionais que podem permanecer pelo resto da vida. Assim o governo propos a identificar os riscos no ambiente escolar e fazer com que as escolas promovam projetos de prevenção de acidentes dentro e entorno da escola.
A escola municipal de Educação Infantil (EMEI) da cidade de Marília, interior de SP, foi a escolhida dentre as 24 escolas municipais de educação infantil para a realização do projeto.
Pelo auto número de incidencia de acidentes, principalmente com quedas nas idades entre 5 e 6 anos, as atividades foram desenvolvidas com 30 alunos dessas idades. As estagiárias em fonoaudiologia, foram convidadas e confeccionaram os materias usados nas atividades. Os tres porquinhos foi pego como referencia para chamar a atenção das crianças diante das maquetes ilustradas com os porquinhos e o lobo mal em situações semelhantes de risco que geralmente acontecem. Foi feito um livro ilustrando as mesmas situações da maquete, porem explicando o modo seguro, além de conter algumas informações sem ilustração como por exemplo:
Sempre quando formos utilizar objetos potiagudos devemos pedir ajuda a um adulto.
As arvores não foram feitas para subir e sim para dar flores, frutos e sombra.
E perigoso subir em lugares altos e desprotegidos de telas e grades.
Sempre devemos descer e subir devagar em degraus de escada.
Não devemos brincar com fogo. Precisamos tomar cuidado com os cabos das panelas, água fervendo, fogo aceso e com óleo quente.
Foi feito também um painel com anotações das crianças durante a discussão da história, folhas sulfites e lapis para que elas desenhacem situações de risco.
Com o fim das