Inversor de Frequencia
Engenharia de Controle e Automação
Inversores de Frequência
Prof.: Celso Ciamponi
Nome: Pedro Luis de Oliveira Sousa
RA: 1065116247
Sorocaba
Inversor de Frequência
Descrição do Funcionamento. Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir a automação, ainda em fase inicial no Brasil, com isto uma grande infinidade de equipamentos foram desenvolvidos para as mais diversas variedades de aplicações e setores industriais, um dos equipamentos mais utilizados nestes processos conjuntamente com o CLP é o Inversor de Freqüência, um equipamento versátil e dinâmico,vamos expor agora o princípio básico do inversor de freqüência.
Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar uma tensão e freqüência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de induçãotrifásico.
A figura abaixo mostra resumidamente o diagrama em blocos de um inversor de freqüência escalar: Seção Retificadora
Os seis diodos retificadores situados no circuito de entrada do inversor, retificam a tensão trifásica da rede de entrada (L1, L2 e L3). A tensão DC resultante é filtrada pelo capacitor C e utilizada como entrada para a Seção Inversora. Seção Inversora
Na seção inversora, a tensão retificada DC é novamente convertida em Trifásica AC.
Os transistores chaveiam várias vezes por ciclo, gerando um trem de pulsos com largura variável senoidalmente (PWM). Esta saída de tensão pulsada, sendo aplicada em um motor (carga indutiva), irá gerar uma forma de onda de corrente bem próxima da senoidal através do enrolamento do motor. Abaixo, a forma de onda na saída do inversor .
Blocos do inversor 1º bloco - CPU
A CPU (unidade central de processamento) de um inversor de freqüência pode ser formada por um micro processador ou por um