Ações estratégicas
Maiores problemas detectados
a) Existência habitual de pesquisa de mercado (1.1)
Nota Baixa (05)
De acordo com a MAP, a pesquisa de mercado importa, porém não é feita de maneira habitual.
Por quê? Existe algum(s) motivo(s) para baixa incidência de pesquisas de mercado?
Qual a frequência destas pesquisas?
Sugestão: Definir a realização de pesquisas trimestrais, voltadas para compreender novas expectativas, tendências, gostos, formas de atendimento e etc.
Tais pesquisas devem abranger: 01. Preenchimento de formulários rápidos, diretos e objetivos por clientes no próprio restaurante 02. Observação constante dos concorrentes a fim de compreender no que eles investem e oferecem aos clientes 03. Abertura de espaço no site para sugestões e preenchimento de formulários. 04. Contato com empresas das redondezas em que seus funcionários almoçam na Cobal para aproximação e divulgação.
b) Capacidade de alinhamento com as tendências (3.2)
Baixa importância (02) e baixa nota (04)
Por quê? Como a empresa se mantém atualizada sobre as tendências e não consegue se alinhar a elas?
Falta de recursos? Capacitação e especialização? Há interesse da empresa em seguir tendências ou manter cardápio menos flexível por conta de vontade da clientela ou estratégia dos sócios?
Sugestão: De acordo com a MAP, a empresa tem conhecimento sobre as tendências, só não consegue agir e se atualizar para alinhamento. Caso a dificuldade de alinhamento seja por conta da falta de recursos, sugiro a reserva de 15% do lucro líquido mensal para pesquisa e desenvolvimento (P&D), onde tais recursos seriam gastos com cursos de culinária, participação em feiras gastronômicas, assinatura de revistas e periódicos para atualização, compra de novos insumos para o preparo de novos pratos e cardápios e programas de divulgação das novidades, em caráter de teste para tentar definir novos pratos.
c) Idealização de planos