Ações de empresas
Ações são pequenas parcelas divididas do capital social de uma empresa. Elas representam a menor fração do capital social da empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais.
Ação ordinária é a que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, com participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembléias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembeia Geral.
Ação preferencial é a que confere ao titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital. Essa não da direito a voto ao acionista na Assembleia Geral da empresa.
Ações nominativas são as que identificam o nome de seu proprietário , registrado no Livro de Registros de Ações Nominativas. No Brasil todas a ações devem ser nominativas , pois em 1990 houve uma alteração na Lei das Sociedades por Ações .
As ações escriturais não são representadas por cautela ou certificado. É como se fosse uma conta corrente na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Nela não há movimentação física de documentos.
Blube chips
O termo blue chip origina-se do poker, onde a ficha azul é a que representa o maior valor.
Uma ação pode ser considerada uma blue chip , quando tem uma reputação de qualidade, confiança e abilidade de operar lucrativamente em períodos bons e ruins.
A alta liquidez e a grande frequência de negociação também caracterizam esse tipo de ação.
TIPOS DE EMPREGOS
Empregos
Formal: o emprego formal é aquele que tem carteira assinada, organizado, com benefícios e carteira profissional assinada. O trabalhador dispõe de sua habilidade para uma empresa e, sendo assim, esta lhe confere uma remuneração ou salario. No caso dos donos de negocio, por exemplo o dono de uma empresa de doces, o salario é o lucro.
Informal: Já o emprego informal são os que não tem carteira assinada e não tem benefícios, como Previdência Social, seguro-desemprego, fundo de