Ação Social
Nosso projeto de Ação Social consistiu em uma visita à Instituição Acolhedora Casa de Ismael localizada na SGAN 915 via W5. Fundada há quase 50 anos, a Casa de Ismael apresenta uma estrutura de conforto para mais de 380 crianças e adolescentes desabrigados e desamparados.
Entrar em contato com as crianças carentes foi maravilhoso, o sentimento de abandono que muitas carregavam e a curiosidade que outras apresentavam foi bastante comovente.
Nós não apresentávamos uma situação financeira boa e o que recebemos de doação das outras pessoas não foi o suficiente, portanto não foi possível levar mantimentos e brinquedos para as crianças por enquanto. Fizemos um acordo de no final do ano recompensar o que a gente não pode fazer, e juntar o máximo possível de doações para fechar o ano com chave de ouro.
Apesar de ter ido de mãos vazias, passamos uma tarde inteira com as crianças, lemos algumas histórias, brincamos, participamos da hora do lanche delas e nos divertimos bastante. Nem todas as crianças estavam presentes, pois algumas estavam na escola e alguns dos adolescentes no estágio.
Além de toda a comoção e de todo o espírito de querer cada vez mais ajudar o próximo, com este trabalho podemos ver perfeitamente como funcionava uma Organização não governamental, cujo assunto estudamos no 3° bimestre.
A Casa de Ismael, assim como a maioria dos abrigos infantis, é uma instituição social que não possui fins lucrativos, constituída de forma autônoma e visando a prestação de serviço às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, caracterizando-a assim como uma ONG.
Ficamos surpresas com a quantidade de voluntários que o abrigo possuía e a excelente qualidade que eles proporcionavam para as crianças que muitas vezes não tinham o que comer quando se encontravam desamparadas.
Outro fato interessante foi que tivemos contato com um pouco da eficiência da justiça brasileira. Quando fomos ao abrigo, os voluntários e assistentes