DESPERTANDO PARA A TRANSFORMAÇÃO

1038 palavras 5 páginas
TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos: Celso Alexandre da S. Nascimento RA 1403037

Lisandra Rodrigues RA__________________

Maria Aparecida Rodrigues RA__________________

Lucas Pastro Guimarães RA__________________

Vanilda RA__________________

POLO SUL CAPIXABA

2014

DESPERTANDO PARA A TRANSFORMAÇÃO

Como uma boa leitura nos faz crescer, individualmente e em grupo. Foi isso que aconteceu quando começamos analisar este texto da Andreia Ramal. O texto proposto desperta nosso senso crítico em relação à educação em nosso país.
No texto “O Menino e a Caixa” acontece um acúmulo de conhecimento em espaço desapropriado, a leitura que fazemos baseada no texto é que existe uma pessoa superior (o professor) e outra inferior (o aluno), a idéia que o depositante detém todo o “saber” enquanto o outro virou um depósito deste “saber”. O texto traz uma reflexão sobre o “fazer” pedagógico em sala de aula e as conseqüências de uma aula tradicional, sem levar o aluno à reflexão dos fatos e sem fazer com que o conteúdo ensinado se torne relevante ao aluno. Logo começam a ficar claro para o nosso grupo as relações que conseguimos estabelecer entre o texto e as matérias estudadas até aqui. Ao iniciar o nosso curso nos comparamos ao menino da caixa, que de uma forma bem inocente diante de tudo que estar por vir, abre sua caixa para receber os objetos novos para ele, nós então abrimos nossas mentes para receber novos conhecimentos que são lançados no decorrer do curso.
Começamos a adquirir conhecimentos mais profundos de matérias que, de certa forma, já tínhamos um pouco de experiência, como a Interpretação e Produção de Texto. Passamos a nos conhecer melhor quando começamos a estudar sobre Homem e Sociedade como o menino da caixa; conseguimos organizar inicialmente esses novos pensamentos que trazem

Relacionados