Ação Social no Contexto de Max Weber
1º Ciclo em Ciências de Educação
Sociologia da Educação
Docente: Guida Mendes
AÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DE MAX WEBER
DISCENTES:
Alexandra Caldeira (2038413)
Flávia Silva (2020111)
Marília Ferreira (2019813)
Tânia Nóbrega (2047713)
FUNCHAL, MAIO DE 2014
Indice
i.Introdução…………………………………………………………………………………3
1. Biografia do Autor…........................................................................................................4/5
2. Objeto da Sociologia……………………………………………………………………...5
3. Método da Sociologia…………………………………………………………………….
4. Ação Social Segundo Weber……………………………………………………………...
5. Conceito “Ideal-Tipo”…………………………………………………………………….
6. Diferenciação de Classes e por grupos Segundo Max Weber…………………………….
Introdução
O pensamento social foi desenvolvido graças à revolução industrial da época que incidiram especialmente sob a França e Inglaterra, tornando-se as potências e centros de pensamentos burgueses da Europa.
Max Weber distingue-se no pensamento sociológico porque a partir das relações dos indivíduos com o meio envolvente, pois graças à sociedade que o rodeia, esta vai influenciá-lo, fundamentando assim a conceção de ação social, baseando-se no ideal weberiano de “ciência compreensiva”.
Biografia
Maximilian Karl Emil Weber nascido no dia 21 de abril de 1864 em Erfurt, Alemanha foi um jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão, Alfred Weber, também foi considerado um importante sociólogo e economista.
O pai de Max Weber, Max Weber, foi também um político liberar e a sua mãe, Helene Fallenstein, foi uma calvinista moderada. Dos seus sete filhos, Weber foi o primeiro, juntamente com o seu irmão, que foi um sociólogo da cultura.
Foi considerado como um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas também teve o seu contributo na economia, na filosofia, no direito, na ciência política