artigo de opnião
A violência gerada pelo capitalismo e a negligencia social em Salvador
A violência é uma consequência do sistema capitalista, que causa diferenças exorbitantes nas classes sociais. A cidade de Salvador está se tornando cada vez mais violenta. O que podemos fazer para melhorar a cidade que se torna cada vez menos igualitária?
Segundo dados do IBGE, cerca de 40% dos jovens entre 15 e 17 anos abandonam a escola, e boa parte deles vai para a criminalidade, pois a faixa etária dos criminosos está entre 15 e 22 anos. Faltam investimentos em diversos setores, o que iria inibir esse aumento da criminalidade.
Os jovens abandonam a escola cada vez mais cedo, o que mostra que há uma grande fragilidade no método de ensino no país, o qual deveria investir cada vez mais nos diversos setores que a sociedade envolve. Deve-se inibir a violência com agentes mitigadores como o esporte, cursos de profissionalização, programas para a erradicação da miséria, mudança nos métodos de ensino (tornando-os mais interessantes), além de outros programas que envolvam direta e indiretamente os indivíduos que cometem crimes.
A cidade de Salvador vem apresentando um alto índice de periculosidade que em 2011 foi considerada a vigésima segunda cidade mais violenta do mundo. Aliás, o Brasil vem se tornando o país da desigualdade. Diminuindo a taxa de juros do crédito para acelerar a economia, a inflação também não para de subir, então o país não tem outra opção senão aumentar a inflação para acelerar a economia. Mas o alto índice de inflação tem uma forte influência no aumento da violência nas cidades, pois muitas pessoas que ganham um salario mínimo, ou até menos, não conseguem sobreviver com isso e acabam por se envolverem no crime, visando dinheiro fácil para sustentar sua família e vaidades.
A sociedade no Brasil, inclusive a cidade de Salvador, é manipulada por países mais desenvolvidos. Segundo Milton Santos, países subdesenvolvidos da América Latina