AÇÃO DE REVISÃO DE SALDO DEVEDOR DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
AÇÃO DE REVISÃO DE SALDO DEVEDOR DE CONTRATO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO, COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA E REPETIÇÃO DE INDÉBITO.
PARTICIPANTES
NELTON RIBEIRO DA SILVA
CORECON/RJ
2013
1
OBJETIVO
O objetivo geral do presente trabalho foi abordar as fases do recálculo de financiamento e as fases de atuação profissional contábil através de um caso prático na área de perícia, na fase de execução da sentença, demonstrando o papel do perito contábil, suas técnicas e legislação pertinente à matéria.
O objetivo principal da perícia contábil é buscar a verdade examinando os fatos, fazendo com que se transcreva a verdade contábil para o ordenamento jurídico, materializando-se na forma de laudo pericial.
O laudo pericial é uma prova dentro do processo judicial em que o perito expõe sua opinião e conclusão depois de examinar todos os fatos pertinentes e envolvidos, emitindo um laudo que o juiz utilizará para que possa clarear as provas e emitir uma sentença justa.
Então, entende-se que o perito contador é a peça necessária ao judiciário, afim de, transformar os dados em informações transparentes e fidedignas para melhor decisão pelas pessoas que dependem de sua competência profissional.
PROBLEMA
Pretende-se, com este trabalho, saber as fases e conhecer como é executado um litígio de recálculo de financiamento e mostrar como o perito atuará nesse processo.
Com o problema apresentado, surge o seguinte questionamento:
• Como a perícia, por meio do recálculo de financiamento de um apartamento e aplicação de um modelo de planilha, pode auxiliar num processo de litígio?
INSTRUMENTO
Para a realização do estudo de caso foram implementados os seguintes instrumentos para solucionar as