Ação de gestão de pessoas
Nas organizações, o que é fundamental para o melhor desenvolvimento, sucesso e a sobrevivência delas, são as pessoas que nelas trabalham e o crescimento profissional e pessoal que elas terão.
Para Rolf Pantzier e Lorena Schröder, “O único diferencial competitivo sustentável de uma organização são as pessoas que nela trabalham.” No que diz sobre diferencial competitivo é em relação aos concorrentes da empresa, já a sustentabilidade é perceber que as inovações têm que ser frequentes, pois novidades, depois de certo tempo, já não serão mais novas. Assim, as pessoas são de grande importância, elas mudam e ganham mais experiências, buscando serem diferenciadas no mercado e fazerem a diferença no local de trabalho.
O empreendedor de sucesso deve ter em mente que o seu maior capital são as pessoas. A área de gestão de pessoas, como cita no capítulo, é de grande desafio. Assim, possuindo um bom gestor, pois esse precisa saber tomar decisões e lidar com as pessoas desde a parte do recrutamento dos funcionários para entrar na empresa, até a socialização e o crescimento deles na empresa.
É essencial que o gestor consiga manter um bom clima organizacional e um maior comprometimento dos membros da empresa, assim diminuindo a alta rotatividade dos funcionários da empresa e os problemas de relacionamento interno; que o gestor ajude no alinhamento dos membros e que eles estejam focados no mesmo objetivo; que haja comunicação livre, transparente e ética, assim possibilitando todos a ajudar na estratégia, dando ideias criativas para ações inovadoras; que exista um bom ambiente para o crescimento das pessoas, podendo dar-lhes recompensas, mas principalmente, o reconhecimento sobre algo;
Pode-se dividir em partes que ajudam a gerir os membros da empresa. A primeira é agregar pessoas, no qual será realizado o processo de recrutamento, por meio de divulgação pelas mídias, faculdades, até mesmo pela indicação dos membros da empresa, o que for