AÇÃO DA PROTEÍNA NO EXERCÍCIO FÍSICO
Bioquimica
Tema: Metabolismo energético e atividade Física
AÇÃO DA PROTEÍNA NO EXERCÍCIO FÍSICO
RESUMO
A cada dia vem aumentando o interesse das pessoas pelo corpo perfeito, principalmente os homens, e para atingir esse objetivo, começam a praticar atividades físicas, e para terem melhores resultados eles mudam sua alimentação, direcionando aumentando do nível de proteínas no organismo. Porém, muitas pessoas que optam por mudar para uma alimentação rica em proteínas, nem sempre segue a dieta de acordo com o adequado. Muitas vezes se nutrem de muitos alimentos que contem proteínas e não praticam exercícios físicos na mesma intensidade que as proteínas são ingeridas. Isto acaba gerando uma reserva energética em glicogênio e gordura, fugindo assim do principal objetivo das proteínas. É importante se ingerir uma quantidade adequada de proteínas antes e depois do exercício físico. Antes para ter energia e depois para repor as reservas gastas.
Palavras chaves: Proteína, Atividade física, metabolismo energético.
INTRODUÇÃO
O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que acontecem no organismo, e liberam energia que permitem o funcionamento do corpo. Esta energia é fornecida através de alimentos que ingerimos, contendo carboidrato, gordura e proteína.
A gordura é a maior fonte energia do corpo, ela está armazenada em todas as células, porém, o maior fornecedor são os adipócitos. O carboidrato fornece energia para o trabalho celular, sendo o único nutriente capaz de armazenar energia para gerar ATP anaerobicamente, usados em atividade física que requerem liberação de energia rápida. A proteína é usada como fonte de energia apenas quando não há mais reservas de carboidrato e gordura. Ela ajuda no crescimento e regeneração muscular.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho tem a finalidade de nos informar sobre como reage o metabolismo de proteína durante a atividade física. Nas academias cada dia mais chegam pessoas cujo objetivo é a hipertrofia