Ação acidente de trânsito
[NOME E QUALIFICAÇÃO], neste ato representado por seus advogados bastante procuradores que a esta subscrevem, vem, à presença honorável de Vossa Excelência, propor a presente
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS DECORRENTES DE ACIDENTE DE TRÂNSITO (pelo rito sumário)
em face de [NOME E QUALIFICAÇÃO], o que faz mediante os fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
. O suporte fático
[incluir suporte fático]
Ora Excelência, se os dois veículos estavam no mesmo sentido, o réu na frente e o autor atrás, seria fisicamente impossível a colisão ocorrer na roda esquerda da frente, como demonstra o desenho constante no Boletim de Ocorrência (em anexo), produzido pelos Policiais Militares no momento dos fatos, e abaixo reproduzido em tamanho ampliado:
O Croqui produzido na ocasião (imagem abaixo), em que pese refletir apenas a versão apresentada pelo réu, é útil para demonstrar o sentido que os veículos estavam (ambos no sentido Centro-Bairro), o autor trafegando atrás, na pista de rolamento, e o réu na frente, mas não indica precisamente como os fatos ocorreram.
Isto porque, Excelência, o réu na verdade estava parado junto à guia direita, e tentou realizar uma conversão para mudar de pista na própria avenida, quando veio atingir o autor.
Neste ponto é infiel o croqui supra, pois parece sugerir que o autor teria se arremessado propositalmente contra o veículo do réu!
Nem ao menos foi alegado pelo réu, na confecção do Boletim de Ocorrência, que o autor estivesse realizando uma ultrapassagem, e nem poderia, pois nesta situação a batida teria se dado na parte de trás do veículo.
Informa apenas que iria subir para a Rua XX, e que de repente foi atingido, na roda da frente, por um veículo que vinha de trás!
Ad argumentandum, saliente-se que ainda que o acidente tivesse ocorrido, em parte, da forma