açtp rim
Na campanha gaúcha originou-se um gênero de vida dos mais típicos do Brasil, simbolizado pelo vaqueiro gaúcho, uma legenda na história social do país.
A vegetação de gramíneas, quase uniforme, onde aparecem o trevo e o capim-forquilha, completa o quadro natural das coxilhas e tem grande importância para a economia da região, por fornecer algumas das melhores pastagens naturais do país. Já a parte da rede hidrográfica é relativamente rica, o que facilitou a ocupação humana e o aproveitamento dessas imensas pastagens.
O povoamento efetivo da campanha começou a partir do começo do século XIX e se intensificou ao término da guerra da Cisplatina, quando numerosos soldados desengajados se espalharam pela área.
Mapa da Campanha Gaúcha
A Região Sul do Brasil está situada na zona temperada do sul, com a parte norte na zona tropical. Seu clima apresenta-se uniforme, com pequenas variações. Os outros elementos do quadro natural sulista, entretanto, quase sempre apresentam duas paisagens em contraste: relevo com extensos planaltos e estreitas planícies, hidrografia com duas grandes bacias fluviais (a do Paraná e a do Uruguai) e outras menores, vegetação em que se alternam florestas e campos. Considerando sempre esses contrastes, será mais fácil compreender a natureza sulista.
O relevo da região Sul é dominado, na maior parte de seu território, por duas divisões do planalto Brasileiro: o planalto Atlântico (serras e planaltos do Leste e Sudeste) e o planalto Meridional. Nessa região, o planalto Atlântico é também denominado planalto Cristalino, e o Meridional é subdividido em duas partes: planalto Arenito-basáltico e Depressão Periférica. A região apresenta ainda algumas planícies.[9] O ponto mais elevado da região sul é o Pico Paraná, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paraná. Porém o Morro da Igreja está situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado