Açores
É um arquipélago português, descoberto no séc. XV, formado por 9 ilhas e banhado pelo Oceano Atlântico.
Apesar de ser portugês é uma região autónoma que tem um governo próprio, bandeira e hino.
As ilhas açorianas são formadas por 3 grupos:
- Oriental (São Miguel e Santa Maria);
- Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial);
- Ocidental (Flores e Corvo).
Têm 149 freguesias, 19 concelhos e 5 cidades: Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Horta e Ponta Delagada que é a capital.
Os Açores têm uma superfície de 2.346 Km2, sendo S. Miguel a ilha mais extensa e a ilha do Corvo a mais pequena.
O arquipélago tem uma população de 249.500 habitantes. As ilhas de S. Miguel e Terceira são as que têm mais população.
Santa Maria é a ilha mais antiga porque foi a primeira a ser povoada.
Todas as ilhas são de origem vulcânica e a maioria é bastante acidentada sendo que 6 delas apresentam altitudes iguais ou superiores a 1000 m. A montanha do Pico tem 2351 m e é o ponto mais alto de Portugal.
As ilhas Graciosa e de Santa Maria são as mais planas. As costas são bastante recortadas, com fortes falésias e grandes enseadas.
Existem muitas lagoas que se formaram no interior de grandes caldeiras, das quais as mais importantes são as de S. Miguel: Lagoa das Sete Cidades, Furnas e Fogo.
Os açorianos dependem em maioria do sector agrícola onde se destaca a criação de gado, especialmente leiteiro, e o cultivo de milho, batata, beterraba, produtos hortícolas, frutos e flores (hortênsias e azáleas).
Nas ilhas de S. Jorge, Pico, Flores e Graciosa, como as actividades agrícolas são mais dificéis devido ao relevo acidentado, desenvolveu-se a pecuária.
Em S. Miguel os terrenos de pastagem são maiores e é também nesta ilha que se apresentam várias culturas industriais como a do ananás, amendoim, beterraba açucareira, laranja, flores, chá e tabaco.
A principal indústria é a dos lacticínios onde se fabrica o conhecido