Açoes 5's
O Programa 5S chegou ao Brasil na década de 80, e possui uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa, ou seja, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados é capaz de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades rotineiras e até mesmo suas atitudes. O programa 5S está diretamente ligado ao lado comportamental das pessoas. A aplicação desde programa traz múltiplas vantagens para as empresas e, sobretudo, para as pessoas que os aplicam, cujo objetivo é a melhoria da aparência dos ambientes de trabalho.
Visando como foco principal o combate ao desperdício, seja de tempo, de materiais de escritório ou na perda humana (temporária ou permanente). Pretende-se aqui relatar os conceitos do programa e vivenciá-lo na prática do setor operacional da empresa a qual será elaborado o presente trabalho.
Sem dúvida, o 5'S é um processo educativo, que também pode ser denominada como uma proposta de reeducação, de recuperação, de práticas e valores frequentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos.
3 PROGRAMA 5S
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade que havia, então, de colocar ordem na grande confusão à qual ficou reduzido o país após sua derrota para as Forças Aliadas (2ª Guerra Mundial). O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
Tabela 1 – Definição dos 5 S
JAPÃO
BRASIL
DEFINIÇÃO
SEIRI
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Selecionar os documentos, materiais, equipamentos necessários dos desnecessários, visando a utilização racional.
SEITON
SENSO DE ORDENAÇÃO
Efetuar a arrumação dos objetos, materiais e informações úteis, de maneira funcional, permitindo acesso rápido e