Aço e madeira na construção civil
1- Aço no concreto armado No inicio da utilização do aço no concreto armado, barras redondas laminadas em bruto, ou barras chatas, que eram ancoradas no concreto por meio de ganchos em suas extremidades, as propriedades de aderência do aço eram suficientes, devido as baixas tensões empregadas na época. Com os aços de alta resistência, o aço para concreto armado passou a ser produzido em barras redondas, com nervuras para auxiliar sua capacidade de aderência ao concreto. O aço é um produto siderúrgico, obtido pela fusão do ferro gusa, e adição de outros metais, como manganês e silício, e com teor de carbono inferior a 2%. O aço utilizado na construção civil tem um percentual de carbono ≤ 0,5%, e são encontrados em forma de barras ou fios, e estes devem estar de acordo com a NBR-7480. A nomenclatura para o aço utilizado na construção civil é definido pelas letras CA (concreto armado), e de acordo com sua resistência ao escoamento, em Kgf/cm², por exemplo, CA-50, aço para concreto armado, grau de resistência 50 Kgf/cm². Bobinas de arames de aço Barras de aço (vergalhão) Os aços podem ser divididos conforme o processo de fabricação, que são:
- Aços tipo A: Fabricados pelo processo de laminação à quente, sem deformação a frio; apresentam no gráfico de tensão x deformação, patamar de escoamento; com bitolas maiores ou igual a 5 mm, que são as barras de aço.
- Aços tipo B: Fabricados pelo processo de laminação à quente e depois deformados à frio, por trefilação ou estiramento; não apresentam patamar de escoamento; fabricados nas bitolas de 5,0; 6,3; 8,0; 10,0 e 12,5 mm; são denominados fios de aço. O aço é utilizado no concreto armado, pois o concreto tem alta resistência à compressão, e baixa a tração, e sendo aço um elemento fundamental para um melhor aproveitamento. As principais vantagens do concreto armado são: