Aço para concreto armado
ENGENHARIA CIVIL
AÇO PARA CONCRETO ARMADO
Palmas
2011
Eliara Caly Dallo
Elias Alves Naves do Amaral Júnior
Jonnison Santana Sousa
Rafael dos Santos Cordeiro
Vitor Rivas de Oliveira
AÇO PARA CONCRETO ARMADO
Trabalho apresentado ao Professor Fábio Henrique de Melo Ribeiro, disciplina Materiais de Construção do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins.
Palmas
2011
SUMÁRIO
Os requisitos fundamentais a que devem obedecer aos aços de utilização específica no concreto armado são os seguintes: 9
Ductilidade e homogeneidade 9
Valor elevado da relação entre limite de resistência e limite de escoamento 9
Soldabilidade 9
Resistência razoável a corrosão 9 Os aços-carbono de baixa e médio teor em carbono, obtidos por laminação, satisfazem os requisitos citados, com exceção da corrosão. Para emprego em estruturas de concreto armado, os aços-carbono são classificados em: 9
Aços de dureza natural, laminados a quente. 9
Aços encruados a frio 9
Aços “patenting’ (ou patenteados)”. 9
6. Deformações 9 1. Introdução
Aço para concreto armado é a designação dada a todos os aços adequados para a utilização como armadura nas estruturas de concreto armado.
No início do emprego do concreto armado na construção utilizavam-se principalmente barras redondas laminadas em bruto e, às vezes, ferros chatos e angulares, que eram ancorados no concreto por meio de ganchos nas suas extremidades, nessa época a tensão de trabalho na armadura era baixa, de modo que as propriedades de aderência das barras eram suficientes. No entanto, com o aparecimento dos aços de alta resistência foi necessário melhor à capacidade de aderência das barras. Atualmente são utilizadas em concreto armado barras redondas lisas ou com saliências ou, em alguns casos malhas ou telas soldadas.
As barras lisas são fabricadas apenas para aços de