aço para concreto armado
ARMADO
PROFESSOR: ROGERIO NASCIMENTO
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
DEFINIÇÃO
O aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica.
ORIGEM
Já existia materiais de ferro metálico a cerca de 4.500 a.C. usados pelo homem, encontrado in natura em meteoritos recolhidos pelas tribos nômades nos desertos da Ásia Menor. Ele teria surgido por acaso, quando pedras de minério de ferro usadas para proteger uma fogueira, após aquecidas, se transformaram em bolinhas brilhantes.
O uso do ferro promoveu grandes mudanças na sociedade na Idade do Ferro, podendo ser destacada:
• A agricultura que se desenvolveu com rapidez por causa dos novos utensílios fabricados;
• A confecção de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos, o que mudou a face da Europa e de parte do mundo.
A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, tornaria a produção de ferro ainda mais importante para a humanidade.
A grande mudança só ocorreu, porém, quando se descobriu como produzir aço. Isso porque o aço é mais resistente que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matéria-prima para muitas indústrias.
A partir do século XX, as siderúrgicas foram aumentando os investimentos em tecnologia de forma a reduzir o impacto da produção no meio ambiente. O aço é hoje o produto mais reciclável e mais reciclado do mundo. Carros, geladeiras, fogões, latas, barras e arames tornam-se sucatas, que alimentam os fornos das usinas, produzindo novamente aço com a mesma qualidade.
ETAPAS DE PRODUÇÃO
O processo siderúrgico pode ser dividido em 4 grandes partes:
•
•
•
•
Preparo das Matérias-Primas (Coqueira e Sintetização)
Produção de Gusa (Alto-forno)
Produção de Aço (Aciaria)
Conformação Mecânica (Laminação)
Estas etapas podem ocorrer em dois tipos de usinas siderúrgicas: As usinas