Atps quimica
“O aço pode ser substituído pelo alumínio”
Em certas situações sim ele pode ser substituído, e com muitas vantagens, por exemplo:
Na Indústria “Construção Trens”
O emprego do alumínio na fabricação de trens permite significativa redução de peso dos vagões e, consequentemente o aumento da capacidade de passageiros, bagagens, cargas e, claro,velocidade.O metal possibilita ainda custos menores com combustível.
Na natureza ajuda a diminuir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
Indústria de Bebidas “Fabricação de latas”
No Brasil há menos de 20 anos,o alumínio tem sido utilizado na fabricação de latinhas de bebidas.O mercado, antes dominado pelo vidro e o aço, reconheceu as vantagens da utilização de um material leve, dúctil e maleável. Em comparação as latas de aço, as embalagens de alumínio são mais leves e tem maior velocidade de refrigeração do conteúdo.
Na natureza o alumínio pode ser reciclado infinitamente e o tempo que leva para uma latinha velha voltar para cadeia produtiva e de no máximo 40 dias. Já para as latas de aço o tempo e de três meses e o reaproveitamento do material e finito.
Chegamos à conclusão podemos e devemos quando possível substituir o aço pelo alumínio, pois essa substituição traz muitos benefícios. O alumínio pode ser reciclado infinita vezes, na economia de energia e também contribui com a redução do impacto ambiental.
PASSO 1
Considerar que um avião de patrulha marítimo P-95 “Bandeirulha”, fabricado pela EMBRAER pode desenvolver uma velocidade média de 400 km/h. Calcular o tempo gasto por ele para chegar ao pondo de amerissagem, supondo que ele decole de Parnaíba distante 100 km do ponto de impacto.
Velocidade = Δs/Δt
400 = 100/Δt
Δt = 100/400
Δt = 0,25h logo 0,25h = ¼ de hora = 15 minutos
R: 15 minutos.
Considerar também que um helicóptero de apoio será utilizado na missão para monitorar o resgate. Esse helicóptero UH-1H-Iroquois desenvolve uma velocidade de