aço inoxidavel
Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problema da corrosão dos aços comuns (oxidação), assim, criando maior resistência contra ela.
E basicamente para a criação deste foi adicionar cromo ao ferro e organizar uma mistura homogênea.
Neste trabalho, você vai conhecer um pouco mais sobre o aço inoxidável, suas ligas, propriedades e aplicações.
O que é AÇO INOX?
Basicamente o aço inox é feito de uma liga de ferro com cromo, esse tipo de aço contém, pelo menos, 12% de cromo, tem a composição química balanceada, para ter maior resistência à corrosão.
O que é CORROSÃO?
É a oxidação dos metais, os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como "ferrugem".
Os Principais Tipos de INOX
Os AUSTENÍTICOS são ligados ao cromo (17 a 25%) e níquel (7 a 20%), as vantagens são: boa soldagem, alta ductilidade, grande resistência à corrosão, adequados para trabalhar até 925ºC, bons para trabalhos à baixa temperatura e não são magnéticos.
Os FERRÍTICOS são ligados ao cromo (11 a 17%), suas vantagens são: eles possuem boa soldagem, podem ser dobrados e cortados, sua resistência cresce por trabalho a frio e são magnéticos.
Os MARTENSÍTICOS são ligados apenas ao cromo (12 a 18%) com carbono acima de 0,1%, tem resistência moderada à corrosão e são magnéticos.
Ligas:
Austeníticos: 301, 304, 304 L, 316, 316 L
Ferríticos: 430, 409, 410 S
Martensíticos: 420
Os Aços Inoxidáveis
Os aços inoxidáveis são resistentes à corrosão devido ao fenômeno da passividade. Os elementos de liga presentes nos aços inoxidáveis reagem com muita facilidade com o meio ambiente e um deles em particular, o cromo, ajuda a formar um filme fino e aderente, que protege o material de subseqüentes ataques corrosivos. Esse filme é conhecido como filme passivo. O filme passivo dos aços