aço-definição
Trabalho destinado a escola SENAI,
Hermenegildo campos de Almeida
Do curso de mecânico de usinagem
Para o docente Edson da matéria de TMC.
GUARULHOS-SP
2014
Conteúdo
Aço e suas ligas-Introdução
Apesar da grande variedade de metais existentes a maioria não é usada no seu estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação à matéria inicial, o que tem como principal objetivo reduzir os custos da produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo uso do aço em grande escala.
As ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam .Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza e aumento da resistência mecânica.
Aços ligas si diferenciam dos outros aços e ferros pelo numero de elementos específicos do que normalmente si encontram,os aços ligas tem muitos elementos mais não contam aqueles que são adicionados para melhorar a sua usinabilidade .
No ferro fundido ele é chamado assim por que recebe uma liga ternária, o ferro fundido é composto por 3 elementos que são : ferro, carbono (2 a 4,5%) e silício (1 a 3%).
Também existe o ferro fundido ligado, que é o ferro que recebe elementos acrescentados para dar uma propriedade especial para o ferro. Alguns ferros podem ter mais quantidades de elementos que outros, também pode ser resfriado e termicamente tratado do que outros e esses ferros fundidos podem ser classificados como :
- Cinzento;
- Branco;
- Maleável;
- Nodular.
Aço e suas ligas – Definição
São aços que possuem elementos de ligas presentes nos aços carbonos em proporções mais altas, ou aços que possuam elementos de ligas que normalmente não entram na composição dos aços carbonos.
Estas quantidades são determinadas com o objetivo de promover mudanças nas propriedades físicas e mecânicas que