açai
Com a entrega de 100 mesas de catação, o Amapá se torna o primeiro Estado da Federação a implantar um selo de qualidade na limpeza e seleção do açaí antes do seu processamento. A apresentação da inovação tecnológica aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, e contou com a participação de cerca de 150 batedores de açaí de Macapá, beneficiados no programa de Qualidade do Açaí nas Amassadeiras de Macapá e Santana.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). Os recursos das mesas são fruto de uma emenda parlamentar do deputado Bala Rocha, na ordem de R$ 100 mil, com incentivos de R$ 45 mil do Governo do Amapá.
Durante o evento foram doadas inicialmente 50 mesas de catação para os primeiros qualificados, certificados e kits informativos. O programa atende 150 batedores de Macapá e Santana. Entre eles estava seu José Fonseca Miranda, que há 40 anos sobrevive da venda do açaí, no Centro.
"Nunca é tarde para se qualificar, ainda mais quando se trata do produto que você trabalha há muito tempo e que é base do seu sustento. Estou muito feliz e creio que o número de clientes só vai aumentar com a chegada da mesa na minha amassadeira", narrou.
Para o governador Camilo Capíberibe, o Amapá se mantém à frente de vários estados do país ao inserir o selo de qualidade no fruto, o que corresponde crédito e segurança no processo de exportação do produto.
"O Amapá se torna pioneiro com a entrega das mesas de catação através da inovação tecnológica, mantendo a qualidade, garantia e ao consumidor e para as exportações. É um avanço tecnológico que oferece nova visibilidade ao fruto que aquece a economia do Estado, contribuindo com a geração de milhares de empregos. A partir de agora, o açaí saudável será a nossa marca, os batedores